O discurso é a forma como o indivíduo organiza seus pensamentos. Saber discursar, pensar, te torna um melhor argumentador, debatedor. Suas ideias se tornarão mais claras. Sua abordagem mais evidente. Isso é fundamental para o pensador, para o ocultista, em sua jornada.
Esse texto atenta à essa questão e faz parte de uma aproximação de ideias para a formação de algo que, quem sabe, possamos tratar como um "método". Espero que gostem.


Falar, pensar e investigar são, essencialmente, trabalhos onde se busca uma definição às coisas. Definir significa descrever as características de uma coisa de forma que esta não se confunda com outra coisa. Assim temos que ao definirmos estamos traçando algo como uma fronteira entre "as coisas".
 Se as fronteiras são nebulosas e pouco precisas temos, com maior facilidade, confusões relacionadas com a falta de precisão e certeza sobre a coisa que estamos tratando. Isso permite que erros de compreensão ocorram muito facilmente, fazendo com que o sentido daquilo que está sendo comunicado seja perdido. Se temos fronteiras claras e bem definidas muito dificilmente este tipo de equívoco ocorrerá, visto que temos maior certeza e precisão sobre àquilo que está sendo tratado. As coisas, quando bem definidas, dificilmente se confundem.
 O discurso que o indivíduo comunica, e a precisão ou imprecisão do mesmo, é um reflexo do seu discurso mental, dos seus pensamentos. Um indivíduo com pensamentos nebulosos e pouco precisos se expressará de forma pouco precisa, assim como um com pensamentos precisos se expressará de forma precisa. Palavras são ideias e conceitos definidos e encapsulados de forma a podermos utilizá-las. Expandindo seu léxico expandirás também as suas ideias, e obterás também mais formas de abordar todas estas. Vejam o clássico exemplo da diferença dos "amores gregos" (eros, philia e ágape) e a gama de pensamentos e abordagens que este tipo de acréscimo de palavras oferece. Essa expansão do léxico dá uma maior flexibilidade aos nossos pensamentos.
 Se expressar de forma precisa, ao contrário do que muitos pensam, não significa somente falar em absolutos e desprender-se de "poesia". Muito pelo contrário. O interlocutor preciso é como um duelista que de forma hábil e graciosa se movimenta pelo campo de batalha. Seus movimentos são certos e calculados. Ele ataca e floreia com tanta simplicidade ou complexidade quanto for de sua volição. Mas ele o faz de forma exímia, tendo controle sobre suas ações e não simplesmente tropeçando de forma tola sobre os outros acreditando, no fim, que obteve à vitória.
A precisão no pensamento e no discurso é, para o pensador, para o ocultista, como a precisão do duelista. A flexibilidade do pensamento do pensador (do ocultista) está, também, para a gama de movimentos, de manobras, que o duelista tem ao seu dispor. No primeiro caso temos, assim como o duelista, uma maior capacidade de adereçar de forma contundente àquilo que está sendo tratado sem errarmos. O duelista não erra o alvo assim como o pensador não se equivoca sobre as ideias tratadas. O segundo caso nos dá uma maior flexibilidade na nossa "forma de pensar". O duelista se adapta ao fluxo do combate. Ele se esquiva, floreia, deflete, pressiona, ataca e etc. Todos estes movimentos com suas infindáveis variações e formas são, para ele, naturais. Assim deve ser com o pensador (com o ocultista). Sua forma de pensar tem de ser flexível e adaptável. Ideias complexas podem ser abordadas de forma simples. Assim como do simples o pensador poderá retirar muito daquilo que é complexo. Isso permite que ele pense fora da caixa e jamais se veja em um ponto morto. Estas, precisão e flexibilidade, são virtudes cardeais que devem ser inatas ao pensador.
Ao clarear o discurso, tanto mental quanto "físico", o pensador obterá maior felicidade ao se comunicar. A comunicação tem um fim claro: passar adiante o sentido daquilo que está sendo dito. Se o pensador não entende essa premissa e não aceita essa verdade, ou se só o faz da boca pra fora, não  praticando esta verdade em seus atos, ele se verá confortável ao se servir de falácias, ou mesmo confundindo seus termos de forma indiscriminada. Falhará em comunicar-se e utilizará de subterfúgios para se justificar. Se pretendes pensar de forma clara e reta compreenda esta verdade e não satisfaça-te com falácias nem balbucios incognoscíveis. A precisão do discurso é, antes de mais nada, uma ferramenta para a lapidação de vossa mente. Lembrem-se disso.

0 comentário(s):

Colunistas livres

Colunistas mensais